Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, dezembro 17, 2016

Justiça aceita denúncia e Lula vira réu na Operação Zelotes

O petista é acusado de praticar lobby entre 2013 e 2015 em favor da empresa sueca Gripen na última licitação para a compra de caças pela Força Aérea Brasileira (FAB)

© Reuters / Fernando Donasci
 
Política Ex-presidente Há 17 Horas  
 
POR Notícias Ao Minuto
 
17 de dezembro de 2016.
 
A Justiça Federal do Distrito Federal aceitou denúncia do Ministério Público e abriu ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o filho dele Luis Cláudio Lula da Silva e do casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da consultoria M&M (Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia), pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A denúncia foi aceita pelo juiz Vallisney Souza Oliveira como parte da Operação Zelotes.

Deflagrada em março de 2015, a Zelotes desbaratou um grande esquema de corrupção, iniciada no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).

O órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, é responsável por julgar recursos administrativos de autuações contra empresas e pessoas físicas por sonegação fiscal.

A Polícia Federal descobriu que conselheiros cobravam propina para fazerem as autuações desaparecerem.

Lula é acusado de praticar lobby entre 2013 e 2015 em favor da empresa sueca Gripen na última licitação para a compra de caças pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A licitação foi bastante disputada pelos EUA e França, mas acabou sendo vencida pela Suécia, que se comprometeu a transferir tecnologia para montagem dos caças.

O ex-presidente da República já é alvo de ação na Operação Lava Jato, no Paraná, e de duas ações na Justiça de Brasília — uma por suspeita de tentar prejudicar delação premiada e outra por tráfico de influência envolvendo a Odebrecht.

Com informações do Sputnik Brasil.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...