Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 19, 2016

Procuradoria-Geral da República protocola 77 acordos de delação da Odebrecht no STF


Documentos das delações premiadas da Odebrecht ficarão trancados em sala do STF (Foto: Reprodução/TV Globo) 
 

A Procuradoria Geral da República (PGR) protocolou na manhã desta segunda-feira (19), por volta de 9h, toda a documentação dos acordos de delação premiada de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, conforme o G1 antecipou no último sábado (17)

Segundo informações do STF, o material - formado por todos os acordos e 800 depoimentos - foi levado para uma sala-cofre no prédio principal do tribunal. 

Os acordos, firmados no início deste mês, foram assinados por cada um dos 77 executivos. 

Eles foram ouvidos individualmente nos últimos dias. 

O material agora está à disposição para análise do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF. 

Somente o ministro, assessores e juízes terão acesso ao conteúdo, que ficará trancado. 

Como o material foi levado ao STF no último dia antes do receddo do Judiciário, o ministro Teori tentará o possível para, ainda nesta segunda-feira, viabilizar um esquema que permita a ele ter condições de analisar tudo na volta do recesso, em fevereiro, para que possa decidir nos primeiros dias se homologa ou não os acordos. 

Dada a exiguidade de tempo, o ministro quer que juízes auxiliares, durante o mês de janeiro, analisem e cataloguem tudo e, principalmente, ouçam os 77 ex-executivos da Odebrecht, na presença dos advogados, e sem a participação dos procuradores, para que eles confirmem se falaram por livre e espontânea vontade. 

Os novos depoimentos são uma exigência da lei que instituiu a delação premiada e que o ministro tem seguido em todas as homologações. 

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, deve ajudá-lo na composição da equipe que vai trabalhar durante o recesso. 

Nesta fase, o ministro Teori Zavascki, como manda a lei, não analisa o conteúdo dos depoimentos, mas verifica os aspectos formais dos acordos: se foi respeitado o direito de defesa, se a redução de pena prometida está conforme a lei e se não houve coação de nenhum tipo para que os delatores aceitassem falar. 

Se achar que em algum dos 77 acordos falta alguma informação ou se algo contraria a lei, o ministro pode devolver o acordo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

Durante toda a Lava Jato, o ministro só recusou um acordo de delação, pedindo mais informações. 

Só depois que os acordos forem homologados é que o procurador-geral da República vai decidir o que e quais pessoas devem ser investigados. 

A delação da Odebrecht é tida, no meio político, como a de maior potencial para provocar impacto nas investigações, isso porque os executivos citaram mais de 200 nomes de políticos de diversos partidos.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...