Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Abu al-Khayr al-Masri, genro de bin Laden e liderança da Al-Qaeda, morre em ataque de drone, dizem jihadistas

Imagem de carro perfurado pelo teto foi divulgada nas redes sociais.


 Abu al-Khayr al-Masri, genro de Osama bin Laden e um dos mais altos comandantes da Al-Qaeda na atualidade, foi morto num ataque de drone americano no noroeste da Síria, disseram líderes jihadistas.

Ele teve seu carro atingido no domingo (26) numa estrada em Idlib, segundo relatos locais. 

Uma foto do carro foi divulgada nas redes sociais e identificada como sendo o de al-Masri pelo especialista do Middle East Institute, Charles Lister.

Rita Katz, chefe do SITE Intel Group, organização que monitora a atividade jihadista pelo mundo, também confirmou a morte do líder.

Na segunda-feira, o Pentágono informou que havia realizado um ataque no noroeste da Síria, mas não disse a quem atacou. 

Depois, a Jabhat Fatah al-Sham, a Al-Qaeda da Síria, admitiu a morte, assim como o fizeram diferentes lideranças jihadistas, segundo o jornal "The Guardian. 

O governo americano considerava que al-Masri, de 59 anos, tinha ligação com os ataques de 1998 às embaixadas dos EUA na Tanzânia e no Quênia em que mais de 200 pessoas, na maior parte civis, morreram. 

Al- Masri também era próximo do líder egípcio da Al-Qaeda Ayman al-Zawahiri.

Hisham al-Hashimi, escritor especializado em grupos islâmicos baseado em Bagdá, disse ao "The Guardian" que a morte de Masri é um sério golpe para a Al-Qaeda. 

"Sua morte não é menos significativa do que a de Bin Laden [morto pelos EUA no Paquistão em maio de 2011]", disse Hashimi. 

"Ele era o líder ideológico do grupo no Iraque, Síria e Iêmen, e o número dois na organização em geral".

 

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...