Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 31, 2017

Brasileiro gasta 5 meses de trabalho para pagar impostos. E onde está o retorno?





































A reforma tributária está em pauta no governo, mas pelo que já foi dito até agora, o sinal dado à população é de que não existe intenção em reduzir a carga tributária, pelo contrário, temos o risco de ver uma carga maior no futuro próximo.

Além da notícia não agradar a ninguém, isso reforça o peso cada vez maior dos impostos no bolso da população ao longo dos anos. 


E não falo isso apenas por "sensação" de que a pressão está maior, a carga tributária brasileira realmente vem crescendo de um modo assustador ao longo do tempo.

Basta observar o quanto o brasileiro precisa trabalhar por ano para dar conta da carga tributária. 


Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra a evolução do peso dos tributos ao longo do tempo. 

Na gestão de Fernando Collor, por exemplo, o brasileiro precisava trabalhar 3 meses inteiros somente para pagar a carga tributária. 

Da gestão de Itamar Franco até Fernando Henrique Cardoso, o tempo de trabalho para cobrir a carga tributária cresceu gradativamente para 4 meses. 


Nos anos entre Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff o tempo de trabalho saltou para 5 meses. 

Em 2016, o brasileiro precisou trabalhar 5 meses e 1 dia para conseguir arcar com a carga tributária do país. 

Em comparação à década de 1970, por exemplo, o tempo de trabalho para cobrir os tributos dobrou. 

Somente entre 2015 e 2016, houve elevação em dez impostos. 

O estudo completo com a evolução dessa carga tributária pode ser conferido aqui.

Do ponto de vista histórico, a cobrança de impostos existe desde os tempos bíblicos. 


Em tese, a criação visava uma relação de troca que garantisse o bem-estar social. 

As pessoas pagariam seus tributos ao Estado e, em troca, receberiam o amparo necessário para ter saneamento, segurança, saúde, educação, entre outros.

Do ponto de vista teórico, a relação é justa, mas na prática nem todos os países estabelecem isso de uma maneira eficiente. 


A Dinamarca e a França, por exemplo, estão entre os países que mais cobram tributos da população - a carga, inclusive, supera a do Brasil. 

No entanto, o retorno desses impostos para a população é muito maior do que aqui.

Além de lidarmos com uma carga tributária crescente, o país ainda tem uma péssima qualidade de serviços. 


Falta investimento em logística para baratear os custos de produção, a qualidade do transporte público é ruim, falta saneamento decente principalmente nas regiões periféricas, falta qualidade na saúde pública e na educação, e a questão da segurança pública é calamitosa. 

Basta ver a situação da criminalidade em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, além da crise carcerária que recentemente foi amplamente divulgada pela mídia.

Desde o agravamento da crise econômica, o governo bate na tecla de que é preciso aumentar a arrecadação para a retomada da economia. 


No entanto, com uma das maiores cargas tributárias do mundo e sem o retorno desses tributos para a sociedade, fica difícil acreditar que essa saída é interessante.


Referência do autor:

Samy Dana é professor da Fundação Getulio Vargas, comentarista do programa Conta Corrente (Globo News) e do telejornal Hora 1 (rede Globo). 

É também colunista da o Portal G1 de notícias, da Época Negócios e da Rádio Globo.

Possui mestrado em economia e doutorado em administração, além de ser Ph.D. em Business. 

Samy possui mais de 15 anos de experiência em consultorias e apresentação de palestras. 

É autor de vários livros ligados a finanças, economia e negócios.

Entre os mais conhecidos estão as obras “Seu Bolso”, “Em busca do Tesouro Direto” e “Finanças Femininas”.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...