Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 03, 2017

Chico Picadinho: psicopata de SP pode ser solto após 41 anos


Segundo psiquiatra, se 'uma pessoa é psicopata, ela vai ser para sempre' e deve ser afastada do convívio social

© Reprodução


POR Notícias Ao Minuto
 


O criminoso Chico Picadinho, que matou e esquartejou duas mulheres em São Paulo nas décadas de 60 e 70 e está preso há 41 anos - onze anos a mais do que o máximo permitido por lei, deve ser solto até o dia 1º de julho deste ano.


Francisco da Costa Rocha entrou para a história após cometer os crimes mais violentos do Brasil à época. 

Em 1964, ele matou e esquartejou a austríaca Margareth Suida durante uma relação sexual, ficou oito ano na cadeia e foi solto por bom comportamento.


Dois anos depois, em 1976, ele matou Ângela da Silva, também durante uma relação sexual. 


Ele novamente esquartejou a vítima e colocou os pedaços em malas e sacos para se desfazer deles. 


O assassino acabou sendo preso antes de sumir com o corpo após ser denunciado por um amigo.


Dessa vez, ele foi condenado a 20 anos de prisão. 

Chico Picadinho terminou de cumprir a pena em 1998 na Casa de Custódia de Taubaté, no interior de São Paulo. Aos 56 anos, pediu para ser libertado, mas o pedido foi negado pela Justiça.

De acordo com matéria do "Fantástico", um exame psiquiátrico feito pela polícia diagnosticou que Chico Picadinho tem personalidade psicopática, com manifestações sádicas.

O criminoso está sendo mantido preso por uma interdição civil solicitada pelo Ministério Público (MP). 


A medida é aplicada quando a pessoa não é considerada capaz de assumir responsabilidades do dia a dia, mas não é uma condenação criminal, nem motivo para mantê-lo preso.


Mesmo sendo um psicopata, Chico Picadinho é considerado por lei capaz de responder pelos seus próprios atos. 


E por já ter cumprido a pena, a juíza Sueli Zeraik decidiu, no começo deste mês, que ele não deve ficar na Casa de Custódia de Taubaté. 


Ela alega que, segundo o Código Penal, ninguém pode ficar preso por mais de 30 anos no Brasil e ele já está há mais de 40 anos.


Para o psiquiatra Charmes Kiraly, ele não deve voltar ao convívio social, pois tem um desvio de personalidade que, segundo ele, "não existe tratamento". Contudo, o MP concordou com a decisão da juíza.


O especialista afirma que "se uma pessoa é psicopata, ela vai ser para sempre". 


"O legislador devia ter uma forma de contenção de pessoas que são antissociais e que não podem viver em sociedade, pois vão necessariamente cometer crimes terríveis", explicou.


Chico tem hoje 74 anos. 


Ele vive sozinho em uma cela e não recebe visitas. 


Um funcionário relatou que ele convive bem com os outros detentos, trabalha na biblioteca, gosta de ler e pinta quadros.


A juíza determinou que ele seja solto de forma gradual, com acompanhamento psicoterápico e, a princípio, acompanhado de um funcionário. 


A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo será responsável por ajudá-lo a encontrar um lugar para morar.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...