Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 20, 2017

Maia: aliados não podem 'ficar levando facada nas costas' de ministros e do PMDB

Presidente da Câmara deu declaração ao comentar movimento do PMDB para atrair dissidentes do PSB. Segundo Maia, há 'revolta muito grande' na bancada do DEM; PMDB não quis comentar.

 

Por Guilherme Mazui e Fernanda Calgaro, G1, Brasília
Maia: aliados não podem 'ficar levando facada nas costas' de ministros e do PMDB
Maia: aliados não podem 'ficar levando facada nas costas' de ministros e do PMDB.
 
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou nesta quarta-feira (20) que os aliados do governo do presidente Michel Temer não podem "ficar levando facada nas costas" de ministros e do PMDB.
 
 
Rodrigo Maia deu a declaração ao comentar um movimento do PMDB para atrair dissidentes do PSB, entre os quais o senador Fernando Bezerra Coelho (PE). 
 
 
Segundo o presidente da Câmara, há uma "revolta muito grande" na bancada do DEM com a articulação do governo.
"Se nós somos aliados, nós temos de ser aliados. A gente não pode ficar levando facada nas costas do PMDB, principalmente dos ministros do palácio e do presidente nacional do PMDB."


Procurada pelo G1, a assessoria do senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, informou que ele não comentará o assunto.
 
 
Maia está no exercício da Presidência da República e deu a declaração após participar de um evento na embaixada do Chile, em Brasília.
 
 
Na mesma entrevista, ele afirmou que a nova denúncia da Procuradoria Geral da República contra Temer deverá ser votada pela Câmara em outubro.

'Revolta'

Pouco depois de dar a declaração, Maia se dirigiu à Câmara para acompanhar a votação da reforma política. 
 
 
Ao comentar novamente o assunto, explicou que há uma "revolta" dentro da bancada do DEM com o movimento do governo. 
 
 
"Há um encaminhamento do PMDB, que foi desmentido depois da visita do presidente Michel Temer à casa da deputada Teresa Cristina [líder do PSB na Câmara], logo no processo da primeira denúncia, e que o presidente fez questão de jantar na presidência da Câmara comigo e falar que não havia nenhum interesse do PMDB nos parlamentares do PSB e, nas últimas semanas, o que a gente tem visto é o contrário, inclusive com a participação do ministro Moreira Franco e do ministro Eliseu Padilha na filiação do senador Fernando Coelho", afirmou Maia. 
 
 
O presidente da Câmara disse ainda que, em razão do comportamento de ministros do governo, o DEM, embora seja da base aliada, pode se sentir livre para votar sem seguir a orientação do Planalto.
"Se é assim que eles querem tratar um aliado, eu não sei o que é ser adversário. Então, que isso fique registrado para que depois, quando a bancada do Democratas tiver em alguma votação uma posição divergente daquilo que o governo espera, que o governo entenda que há uma revolta muito grande dentro da nossa bancada, não virou rebelião ainda, mas é uma revolta muito grande."

Mensagem a Temer

Segundo Rodrigo Maia, ele enviou uma mensagem nesta quarta a Temer lembrando de um jantar que os dois tiveram para discutir o episódio envolvendo o PSB. 
 
 
"Eu mandei uma mensagem hoje lembrando a ele do jantar que nós tivemos depois que ele foi à casa da deputada Tereza Cristina. Ele foi à minha residência dizer que nada daquilo era verdade, o presidente do PMDB ligou para o presidente do DEM para dizer que eles dizer que eles não tinham nenhum interesse nos parlamentares do PSB, e o que nós estamos vendo é outra coisa", afirmou.

PMDB tenta 'reduzir' crescimento do DEM

Ainda na entrevista, Rodrigo Maia pediu ao PMDB que "pare de tentar reduzir o crescimento" do DEM na Câmara. 
 
 
Para ele, ministros com gabinete no Palácio do Planalto estão "respaldando" a operação para enfraquecer o DEM. 
 
 
"Estou falando da ação do presidente do PMDB com alguns ministros do palácio", enfatizou. 
 
"Isso tem deixado o partido muito incomodado e a gente espera que o PMDB, entendendo tudo o que o DEM fez pelo governo até agora, tenha respeito e tire o pé da nossa porta."

Mesmo com agendas "áridas e difíceis", acrescentou Rodrigo Maia, o DEM tem votado unido a favor do governo. 
 
"Nós queremos do partido do presidente e do próprio presidente saber qual é a verdade posição do PMDB e do governo em relação ao Democratas.


Tem parecido um tratamento de adversário, eu espero que não vire uma relação entre inimigos."

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...