Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, setembro 07, 2017

Ministro Luiz Fux defende prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud

Magistrado afirmou nesta quarta (6) no STF que os dois delatores da Lava Jato 'ludibriaram' a PGR. Rodrigo Janot abriu investigação para apurar se executivos da J&F omitiram informações na delação.


Por Renan Ramalho, G1, Brasília

Resultado de imagem para Ministro Luiz Fux defende prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud

Ministro Luiz Fux defende prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud.
 
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira (6) a prisão do empresário Joesley Batista – um dos donos da holding J&F – e do diretor de Relações Institucionais da empresa, Ricardo Saud, ambos delatores da Lava Jato.
 
Para Fux, os dois delatores "ludibriaram" a Procuradoria Geral da República (PGR). 

Na última segunda-feira (4), o procurador-geral, Rodrigo Janot, abriu investigação para apurar se Joesley e Saud omitiram informações dos investigadores nos depoimentos. 
 
Dependendo do resultado da investigação, os benefícios concedidos pelo Ministério Público aos executivos poderão ser anulados, entre os quais a imunidade penal, que impede qualquer processo criminal contra eles. 
 
"Acho que eles ludibriaram a Procuradoria, degradaram a imagem do Brasil no plano internacional, atentaram contra a dignidade da Justiça, mostraram a arrogância dos criminosos de colarinho branco. 

Então, eu acho que a primeira providência que tem de ser tomada é prender eles”, afirmou Fux ao chegar nesta quarta-feira ao STF. 
 
No plenário (veja no vídeo abaixo), o ministro também defendeu que os delatores deixem o "exílio novaiorquino" para ir ao "exílio da Papuda", em uma referência ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Fux sugere que delatores da JBS
Fux sugere que delatores da JBS "deixem exílio de Nova York".
 

Trechos da gravação

 

No áudio entregue na semana passada à PGR, Joesley e Saud falam sobre possível tentativa de gravarem o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (PT-SP) para o petista "entregar" ministros do Supremo. 
 
O Jornal Nacional apurou que Joesley Batista tentou contratar o ex-ministro como advogado, mas a proposta foi recusada. 

Procurado, Cardozo disse que lamenta todo esse episódio, mas que não fará comentário. 
 
A conversa foi gravada em 17 de março. 

Os dois delatores também discutem uma forma de se aproximar de Janot por intermédio do ex-procurador da República Marcello Miller.
 
À época, eles ainda não haviam iniciado conversas para fechar o acordo de delação, e Miller ainda trabalhava na PGR. 
 
Em nota, a procuradoria-geral da república declarou que Rodrigo Janot jamais se encontrou com Joesley Batista e nem recebeu Marcello Miller na condição de advogado do grupo J&F.
Ministra Cármen Lúcia pede investigação imediata de novos áudios entregues pela JBS
Ministra Cármen Lúcia pede investigação imediata de novos áudios entregues pela JBS.
 

Reação de Cármen Lúcia.

 

Nesta terça (5), dia em que o conteúdo da conversa entre Joesley e Ricardo Saud veio à tona, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, determinou que a PGR e a Polícia Federal investiguem as menções dos dois delatores a magistrados do tribunal
Em um vídeo divulgado pela assessoria do Supremo, Cármen Lúcia disse que o objetivo da medida é não deixar “qualquer sombra de dúvida sobre a dignidade" da Corte e a "honorabilidade" de seus integrantes. 
Magistrado mais antigo do STF, o ministro Celso de Mello também criticou o conteúdo da conversa entre Joesley e Saud. 
 
“A necessidade de apuração dos fatos traduz uma exigência não só de ordem jurídica, mas de caráter ético, eis que as graves insinuações que transparecem nos diálogos mantidos por determinados agentes colaboradores mostram-se impregnadas de elementos que, se não forem cabalmente esclarecidos, culminarão por injustamente expor esta Corte e os magistrados que a integram ao juízo severo, inapelável e ao juízo negativo da própria cidadania”, disse Celso de Mello, no início da sessão de julgamentos desta quarta.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...