Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, outubro 09, 2017

A importância de ser filho de Deus



Resultado de imagem para A importância de ser filho de Deus

Texto: I João 3.1

Uma das mais significativas doutrinas bíblicas é a da paternidade divina. 

Ela está esboçada suavemente no Antigo Testamento e desenvolvida exaustivamente no Novo Testamento. 

Sempre que a estudarmos de vemos compará-la com a doutrina da filiação espiritual. 

Isto equivale a dizer que Deus é pai de todos, mas nem todos são filhos de Deus. 

Deus somente tem um filho legitimo – Jesus Cristo.

Nós somos convidados a ser seus filhos por adoção. 

Este estudo aborda esta importante questão:

Como ser filho de Deus?

I. Os 3 passos para alguém se tornar filho de Deus.

Posto que cada um ser humano nasce neste mundo como CRIATURA de Deus, convém investigar nas escrituras as possibilidades e as condições para alguém se tornar filho ou filha de Deus. 

Ei-las: 

1. Crer no nome de Jesus, João 1:12 Para ser filho de Deus é absolutamente necessário crer em Jesus. 

Jesus é o filho unigênito de Deus, e os que alcançam o privilégio de também virem a ser filhos de Deus, o são por adoção, unicamente a filiação de Jesus pode garantir a nossa. 

2. Receber a adoção oferecida por Jesus, Gálatas 4. 4-5  – A adoção é um instrumento legal que nos transfere para a real família de Deus. 

A partir de então, todos os direitos nos são outorgados mediante tão maravilhosa adoção. 

Isto ocorre no instante em que o Espírito Santo nos permite espontaneamente chamar a Deus de pai. 

3. Deixar a vida de pecados, II Coríntios 6.17-18 - O pecado é uma herança universal que assola toda a raça humana e faz parte de nosso inalienável patrimônio pessoal, até que o sangue se impõe sobre ele e nos assegura perdão, justificação e redenção, I Pedro 1.15-17

II. Os 3 privilégios do filho de Deus

Se a filiação natural concede direitos e outorga privilégios, dentro dos conceitos meramente humanos, como não há de ser a soma de privilégios que se alcança quando se obtém a adoção de filho de Deus? 

1. Ser herdeiro de Deus, Gálatas 4.7  – Nossa condição anterior de servo é substituída pela altamente honrosa de filho. 

Tudo quando pertence a Deus passa a pertencer também ao crente. 

As infinitas riquezas espirituais se incorporam a vida pessoal do cristão que recebe a Cristo como Salvador. 

Em um ato de fé e uma confissão de sinceridade, a pobreza do mundo se transforma em abundante riqueza de Deus. 

2. Ter o testemunho do Espírito Santo  – Cremos na doutrina da trindade e cremos na constituição triúna do homem: espírito, alma e corpo. 

Torna-se um alto privilegio do crente ter o testemunho do Espírito de Deus em seu próprio espírito. 

O Espírito Santo é o Espírito de adoção. 

Posto que ele atua no céu e na terra, ele recebe o testemunho do pai e o transmite aos nossos corações. 

3. Ser guiado pelo Espírito Santo, Romanos 8.14  – A vida sem Deus é de absoluta desorientação e total solidão. 

No momento em que nos tornamos seus filhos passamos a ser dirigidos, guiados, ajudados e confortados por seu Espírito Santo. 

Não pode haver maior privilégio que este.

III. As 3 responsabilidades do filho de Deus

É sumamente sabido que a cada privilegio corresponde um dever. 

A cada direito corresponde uma responsabilidade. 

Quais são as principais responsabilidades de um filho de Deus? 

1. Imitar a Deus, Efésios 5:1 – Deus é o supremo padrão de todos os cristãos, o modelo externo de todos os seus filhos, os quais são por ele exortados a se espelharem em suas palavras e atos, para que sejam todos felizes aqui na terra. 

Como seus filhos, é nosso dever imitá-lo em tudo quanto nos seja possível, principalmente seguir os passos de seu bendito filho Jesus, em seu ministério terreno.

2. Viver em pureza, I João 3. 2 – I Pedro 1. 14 – Tendo em vista a absoluta certeza de que irão morar no céu, o luar mais santo de todo o universo, já aqui na terra devem os filhos de Deus procurar viver em estado de santidade e pureza. 

Isto significa que devemos todos andar em santidade, falar palavras santas vestir-nos santamente, proceder santamente, etc. 

3. Resplandecer como um astro, Filipenses 2.15 – Mateus 5.16 – Na escura noite em que está mergulhado o mundo, é um privilégio resplandecer como um astro. 

O crente, por ser filho de Deus, deve ser um luzeiro, um permanente farol a refletir e projetar a eterna glória de Deus, o pai das luzes, a quem seja a glória para todo o sempre.

IV. As 3 principais armas do filho de Deus

Durante sua peregrinação por este mundo, rumo a Canaã Celestial, o filho de Deus é um soldado que está em permanente combate contra forças espirituais temíveis, terríveis e opressoras. 

Nossos principais inimigos são: Satanás, o mundo e a carne. 

Para vencer a tão terríveis inimigos, Deus nos oferece as seguintes armas. 

1. A palavra de Deus – A Bíblia Sagrada, é a espada do Espírito, Efésios 6.17 e Jesus deixou-nos o magistral exemplo de como vencer a Satanás utilizando essa arma. 

Ele repetiu seguidas vezes para Satanás: “ESTÁ ESCRITO”, Mateus 4. 1-10. 

Nossos argumentos não têm o menor valor diante de Satanás. 

Mas a palavra de Deus nunca falha. Deus vela por ela para fazê-la cumprir. 
Jeremias 1. 12 

2. A Fé em Jesus Cristo – O apostolo João nos assegura que: “esta e a vitória que vence o mundo, a nossa fé”, I João 5.4. 

A fé nos separa do contexto espiritual do mundo perdido, que vive afogado em dúvidas, em incredulidade e temores. 

Quem tem fé e a usa correta e sabiamente conhece o segredo de não perder a guerra. 

3. O poder do Espírito Santo – O grande conflito do espírito contra a carne jamais resultará vitorioso se deixarmos de contar com a plenitude do Espírito Santo. 

Permita o Senhor nosso Deus que cada um de nós sinta um desejo irreprimível de ser cada dia mais cheio do Espírito Santo e assim possa ser considerado um herói na casa de Deus. 

Deus faça de nós filhos realmente vencedores, absolutamente vitoriosos, I Coríntios 15.57.

Finalmente, valorizemos cada vez mais o fato de sermos filhos de Deus através do Senhor Jesus Cristo!


Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...