Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 18, 2017

O Congresso Nacional Brasileiro insultou, desmoralizou e humilhou a Suprema Corte brasileira


Resultado de imagem para Congresso Nacional, é uma vergonha nacionalResultado de imagem para Congresso Nacional, é uma vergonha nacionalResultado de imagem para Congresso Nacional, é uma vergonha nacional



O Brasil está estarrecido com a decisão tomada pelo Congresso Nacional brasileiro em anular a punição imposta a um dos seus representantes Aécio Neves da Cunha em uma verdadeira demonstração de desrespeito ao cumprimento da lei aplicada pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, como também um acinte a própria nação.

O Brasil tem acompanhado a intromissão do representante do Poder Executivo brasileiro Michel Temer, tanto no Congresso Nacional, como no Judiciário brasileiro para se livrar, e livrar o seu aliado e defensor contumaz Senador da República Aécio Neves da Cunha, de forma não muito recomendada, porque ele tem lançado mão de estratégias não republicanas de barganhar apoio para se manter no cargo de presidente da República distribuindo cargos aos seus aliados congressistas, liberando fortunas em emendas parlamentares, ameaçando seus oponentes que não votarem a seu favor contra as denúncias que pesam sobre ele de corrupção e formação de quadrilha pelos seus delatores da "Operação Lava Jato".   

Se a Suprema Corte brasileira não se impor diante da atitude desrespeitosa do Congresso Nacional brasileiro que anulou sua ação contra o congressista acusado pelo Ministério Público Federal de pegar R$ 2 milhões do empresário  Joesley Batista como propina, pode ter certeza que diante dos olhos brasileiros perderá toda sua credibilidade, confiança  e respeito que sempre teve pelos seus representantes, os senhores Ministros.

Leiam a seguir, qual a verdadeira função da Suprema Corte brasileira.  


Valter Desiderio Barreto.


Princípios jurídicos e a função da Suprema Corte brasileira

Na interpretação dos princípios jurídicos, a Suprema Corte Brasileira tem função decisiva e determinante. 

É impossível separar nitidamente a atuação jurídica da atuação política da Suprema Corte. 

Aliás, A escolha entre alternativas controvertidas de política nacional no âmbito Constituição, fazem da função judicante uma função também politicamente relevante.

Misabel Abreu Machado Derzi [1] com base em trabalho do prof. norte americano Roberto Dahl, afirma que a Suprema Corte é uma instituição política (ainda que muito ingenuamente não acreditem nisso), que toma decisões em questões relevantes de política nacional.

Segundo a Prof. Misabel Derzi, citando Dahl, denomina-se de política aquela decisão que representa uma escolha entre alternativas possíveis

A Corte também é geradora de política nacional

dois fundamentos para atuação da Suprema Corte: 1)- critério da maioria – O poder de legislar reside na maioria do povo, uma Corte Constitucional não está nunca muito longe da linha da opinião dominante, aquela que advém dos "fabricantes majoritários das leis" e que seria irreal supor que ela pudesse se opor vigorosamente contra a maioria dos "fabricantes de leis" definidores de importantes pilares da política nacional. 

Se a Corte apoiasse as minorias contra as maiorias "ela seria uma instituição extremamente anômala do ponto de vista democrático. 2)- Critério dos direitos fundamentais ou da Justiça.

Consoante os ensinamentos do professor norte-americano, citado por Misabel Derzi, nos EUA, raríssima vezes a Corte Suprema julga inconstitucional uma lei importante (a renovação da composição da Corte interfere nos julgamentos), quando o faz geralmente leva em média 4 anos, contados a partir de sua publicação. 

Logrou no máximo afastar a política indesejada por 25 anos, "os fabricantes majoritários das leis" em período curto, de 2 dois a 8 anos, no máximo, voltam a insistir nas mesmas leis, que acabam sendo acolhidas pela Suprema Corte. [3]

As políticas nacionais, nas democracias estáveis é sustentada por alianças relativamente coesas.  

A Suprema Corte é parte dessa aliança, muito embora não seja seu agente

A Suprema Corte determina a forma constitucional do exercício da aliança, oportunidade e efetividade e demais políticas subordinadas.  

Pouco atua contra a maioria legislativa eficaz, mas ela é producente na política secundária ditada para funcionários, agências, governos estaduais etc. [4]

Para Ricardo Lobo Torres, (falando não só restritivamente ao Supremo Tribunal Federal, mas em relação ao judiciário com um todo) no Brasil como nos países democráticos nos últimos anos vem se afirmando uma judicialização da política

O juiz deixa de ser o aplicador formalista da lei (transcendeu seu papel clássico) para se tornar também agente das transformações sociais (adquiriu uma função política). 

Juiz passa a controlar não só a constitucionalidade da lei formal, mas também, as políticas públicas. [5]

Sobre esta responsabilidade política da Suprema Corte, são decisivas e clássicas as lições de Karl Larenz, [6]

Ao Tribunal Constitucional incumbe uma responsabilidade política na manutenção da ordem jurídico-estadual e da sua capacidade de funcionamento. 

Não pode proceder segundo a máxima: fiat justitia, pereat res publica. 

Nenhum juiz constitucional procederá assim na prática. 

Aqui a ponderação das consequências é, portanto, de todo irrenunciável, e neste ponto tem KRIELE razão. 

Certamente que as consequências (mais remotas) tão pouco são susceptíveis de ser entrevistas com segurança por um Tribunal Constitucional, se bem que este disponha de possibilidades muito mais amplas do que um simples juiz civil de conseguir uma imagem daquelas. 

Mas isto tem que ser aceite. 

No que se refere à avaliação das conseqüências previsíveis, esta avaliação só pode estar orientada à idéia de ‘bem comum’, especialmente à manutenção ou aperfeiçoamento da capacidade funcional do Estado de Direito. 

É, neste sentido, uma avaliação política, mas devendo exigir-se de cada juiz constitucional que se liberte, tanto quanto lhe seja possível - e este é, seguramente, em larga escala o caso - da sua orientação política subjetiva, de simpatia para com determinados grupos políticos, ou de antipatia para com outros, e procure uma resolução despreconceituada, ‘racional’.


CURRÍCULUM DE Roberto Wagner Lima Nogueira.
 
Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1990) e Mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (2001). Procurador municipal, por concurso público, da Prefeitura Municipal de Areal desde 1995. Professor de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Membro do Conselho Científico e Editorial da APET - Associação Paulista de Direito Tributário (2009). Presidente da Comissão de Advogados Públicos da OAB/RJ - 14ª Subseção Três Rios-RJ (2016). Autor dos livros jurídicos - (FUNDAMENTOS DO DEVER TRIBUTÁRIO - Del Rey: Belo Horizonte, 2003), (DIREITO FINANCEIRO E JUSTIÇA TRIBUTÁRIA - Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2004) e (AULAS DE DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO - no prelo) e diversos artigos publicados em revistas especializadas e sites na internet, na área de direito financeiro e tributário. Fundador da página - Direito Tributário - Prof. Roberto Wagner, no Facebook. Advogado e consultor na área tributária.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...