Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, novembro 19, 2017

Definidos os indicados a receberem o Prêmio Nacional Educadora Estela Noemy Borges 2017













Depois de uma criteriosa seleção de mais de 60 nomes indicados de várias regiões do Brasil para receberem o "PRÊMIO NACIONAL EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES 2017", em sua terceira edição, finalmente chegamos a conclusão dos contemplados. 

Seus nomes serão preservados até o dia da cerimônia de entrega do aludido prêmio, para mantermos o critério da surpresa, seguindo um dos requisitos estabelecidos nessa modalidade de premiação.

Breve histórico da orígem do nome do prêmio.

A professora ESTELA NOEMY BORGES, se mudara de sua terra natal no estado de Goiás, no ano de 1982, para explorar o ramo comercial na área de confecção no então povoado denominado "Rio Verde", pertencente ao município de Marabá, hoje município de Parauapebas, e em lá chegando, vendo uma grande quantidade de crianças fora da escola, por não existir ainda naquela "corruptela" em território marabaense, nenhuma instituição pública ou privada de ensino que pudesse acolher aquela quantidade de seres indefesos ainda em fase de formação, abandonou seu sonho de se tornar uma grande empresária do ramo de confecções, desocupou a sua casa transformado-a em uma escola de ensino fundamental, passando a morar em uma pequena palhoça, dando início ao curso de alfabetização inteiramente gratuita para todas as crianças daquela comunidade.

Inspirada no exemplo de sua avó Eurides Santana, que também dedicara sua vida ao ensino gratuito de crianças, e que naquele ano viria a falecer, deu a sua escolinha, o nome de sua querida avó em homenagem por tudo que fizera em vida pela educação.

Como a cada dia crescia o número de crianças atendida pela única escola de alfabetização existente naquela localidade, a professora Estela Noemy Borges procurou o prefeito de Marabá para que o mesmo ajudasse na contratação de professores para atender a demanda dos seus alunos.

O prefeito prontamente atendeu a sua solicitação, não só na manutenção de duas professoras assalariada, manteve o nome da Escola dado pela sua fundadora, como também, a manteve como sua diretora.

Após a emancipação política e administrativa de Parauapebas em 10 de maio de 1988, a professora Estela Noemy Borges continuou frente a Escola Eurides Santana por mais alguns anos, até ser substituída por outra professora.

Dando sua missão por encerrada neste município paraense, retornou ao convívio de seus familiares no município de Araguaína, estado do Tocantins.

Esta é a origem da criação deste prêmio  pelo nosso blog, que se materializou em 2014, através do primeiro concurso nacional de literatura, cuja cerimônia de entrega do prêmio (troféu) aos vencedores, aconteceu no município de Paraupebas, com a presença da homenageada que se deslocou de Araguaína para se fazer presente àquele que seria o primeiro de uma série de concursos culturais sem fins lucrativos, sempre em homenagem a essa baluarte e pioneira da educação no município de Parauapebas, estado do Pará.

Em 2015 contemplamos a cidade de Araguaína como a anfitriã da cerimônia de entrega do "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges", por vários motivos.

O primeiro motivo, é exatamente porque a nossa homenageada está residindo naquela bela cidade, aonde residem a maioria de seus familiares, inclusive sua genitora, filhos, netos e irmãos.

O segundo motivo, é homenagear os educadores do Brasil inteiro, através dos educadores do estado do Tocantins, já que a entrega dos prêmios será no "Dia do Professor".

E o terceiro, e último motivo, é homenagear o segmento empresarial de Araguaína, através dos empresários daquele pujante município que se tornaram nossos parceiros neste grande e inédito evento, que será um grande marco na história do estado de Tocantins, tendo como palco principal da cerimônia de entrega dos prêmios e brindes aos vencedores deste segundo certame cultural a nível nacional, este valoroso município tocantinense. 

E agora na sua 3ª edição, a cerimônia de entrega deste prêmio será na capital paraense conforme já anunciado. 

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...