Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 26, 2017

Governo vai declarar 'persona non grata' representante da Venezuela no Brasil, diz Itamaraty

Com a medida, Gerardo Antonio Delgado Maldonado terá de deixar o país. Venezuela ordenou a expulsão do embaixador do Brasil em Caracas no fim de semana.


Por G1, Brasília
Encarregado de negócios da Venezuela no Brasil é declarado persona non grata
Encarregado de negócios da Venezuela no Brasil é declarado persona non grata.
 
O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira (26) que irá declarar "persona non grata" o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado. 
 
Na prática, com a medida do Itamaraty, ele terá de deixar o país.
 
A declaração de "persona non grata" a Maldonado acontece três dias após a Venezuela ordenar a expulsão do embaixador do Brasil no país, Ruy Carlos Pereira.
 
Procurada, a Embaixada da Venezuela em Brasília informou que somente se pronunciará sobre o assunto nesta quarta (25). 
 
Segundo o governo, Maldonado é o atual representante da Venezuela no Brasil porque em maio de 2016 o presidente Nicolás Maduro mandou o embaixador, Alberto Castellar, retornar a Caracas
 
A medida de Maduro foi tomada logo após a então presidente Dilma Rousseff ser afastada do mandato em razão do impeachment – o governo venezuelano se posicionou contra o processo.
Venezuela ordena expulsão do embaixador do Brasil
Venezuela ordena expulsão do embaixador do Brasil.

Afastamento entre Brasil e Venezuela

As relações entre os governos brasileiro e venezuelano foi mais estreita nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. 
 
Mas, desde que o presidente Michel Temer assumiu, em razão do impeachment, houve um afastamento entre os dois países, principalmente porque a Venezuela não reconheceu a destituição de Dilma. 
 
O afastamento se aprofundou em março deste ano após o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, dizer que a então chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, não tinha "muita importância", em resposta à declaração dela de que o Brasil é uma "vergonha mundial". 
 
Além disso, em 21 de julho, o presidente Michel Temer afirmou, na Cúpula do Mercosul, na Argentina, que o bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai via "ruptura democrática" na Venezuela em razão da crise política enfrentada no país, com a prisão de opositores a Maduro.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...