Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 26, 2017

IML de Brasília diz que Maluf tem doença grave, mas presídio pode atendê-lo

Defesa alega que Maluf sofre de problemas de saúde e, por isso, pediu para ele cumprir a pena em prisão domiciliar. IML afirma que deputado precisa de acompanhamento especializado.


Por Vladimir Netto e Filipe Matoso, TV Globo e G1, Brasília

O deputado Paulo Maluf (PP-SP), ao chegar ao IML de Brasília para exames médicos (Foto: Alessandra Modzeleski/G1)

O deputado Paulo Maluf (PP-SP), ao chegar ao IML de Brasília para exames médicos (Foto: Alessandra Modzeleski/G1).
 
O Instituto de Medicina Legal (IML) de Brasília emitiu um laudo no qual informou à Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal que Paulo Maluf (PP-SP) tem doença grave, mas o presídio onde ele está tem condições de atendê-lo. 
 
Maluf está preso em Brasília, no Complexo Penitenciário da Papuda, desde a semana passada, quando foi transferido de São Paulo para a capital pela Polícia Federal. 
 
A defesa, porém, alega que Maluf sofre de problemas de saúde como câncer de próstata, hérnia de disco, problemas cardíacos e movimentos limitados. Por isso, pede que o deputado cumpra a pena em prisão domiciliar. 
 
O laudo do IML foi enviado na última sexta (22) à Vara de Execuções Penais e servirá de base para a Justiça decidir definitivamente sobre o pedido de Maluf para cumprir a prisão domiciliar - o pedido já foi negado, mas pode ser reanalisado
 

O laudo do IML

No laudo, os médicos peritos do IML são questionados sobre se Maluf tem doença grave. 
 
A resposta é "sim". 
 
Em seguida, são questionados sobre se a doença é permanente e a resposta também é "sim". 
 
Sobre se Maluf apresenta "grave limitação", a resposta dada foi "no momento, não". 
 
Na última pergunta, os peritos são indagados sobre se o deputado exige cuidados contínuos "que não possam ser prestados no estabelecimento penal". 
 
Os médicos, então, respondem: "Não. 
 
Todavia, deverá ter acompanhamento ambulatorial especializado".

O que diz a defesa

Após a divulgação do laudo, o advogado de Maluf, Antonio Carlos de Almeida Castro, divulgou nota na qual afirmou que o documento "apenas vem corroborar o que a defesa vem reiteradamente afirmando", que Maluf tem doenças "graves e permanentes". 
 
"A defesa segue convicta de que uma negativa da prisão domiciliar fatalmente impõe graves prejuízos à saúde do parlamentar, além de significar sofrimento desnecessário e desproporcional a um cidadão de 86 anos de idade, em claro ataque à dignidade da pessoa humana", acrescentou o advogado.
Paulo Maluf é levado de SP para a penitenciária da Papuda, em Brasília
Paulo Maluf é levado de SP para a penitenciária da Papuda, em Brasília

A condenação

Condenado em abril pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado passou a cumprir na semana passada a pena de 7 anos e 9 meses de prisão (em regime fechado) à qual foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro no período em que esteve na Prefeitura de São Paulo. 
 
O cumprimento da pena foi determinado pelo ministro do STF Luiz Edson Fachin, no último dia 19. 
 
A defesa de Maluf chegou a recorrer à presidente do Supremo, Cármen Lúcia, mas a ministra rejeitou o recurso e manteve a prisão.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...