Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 18, 2017

MP-RJ pede transferência de Cabral e suspensão de diretor de Benfica em investigação sobre 'cinema' na cadeia

Resultado de imagem para MP-RJ pede transferência de Cabral e suspensão de diretor de Benfica em investigação sobre 'cinema' na cadeia

Eles e mais três também foram denunciados nesta segunda-feira. Termo de doação de TV de 65 polegadas e home theater para penitenciária onde estão presos da Lava Jato era falso, segundo MP.


Por Arthur Guimarães e Marcelo Gomes, TV Globo e GloboNews
TV de 65 polegadas e home theater foram retirados de Benfica (Foto: Reprodução/GloboNews)

TV de 65 polegadas e home theater foram retirados de Benfica (Foto: Reprodução/GloboNews).
 
O Ministério Público do Estado (MP-RJ) pediu nesta segunda-feira (18) a transferência do ex-governador Sérgio Cabral para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, e o afastamento de Fábio Ferraz Sodré, diretor da penitenciária de Benfica, onde estão presos da Lava Jato. 
 
Os dois também foram denunciados, junto com mais três pessoas, na investigação sobre instalação de um cinema na cadeia pública José Frederico Marques.
Foram denunciados:
  • Sérgio Cabral, ex-governador: falsidade material e idelógica
  • Fábio Ferraz Sodré, o Fabão, diretor de Benfica: falsidade material e ideológica, coação
  • Nilston Cesar Vieira da Silva, subdiretor: falsidade material e idelógica
  • Sandro Fernandes Figueiredo, agente da portaria: falsidade idelógica
  • Alessandra de Oliveira Rosa, agente da Corregedoria da Seap responsável por sindicância: coação
A entrada dos aparelhos de última geração na unidade prisional levou à investigação do MP.
 
Em uma sala, foram instalados uma televisão de 65 polegadas e um home theater, com aparelho de Blu-ray, com cerca de 160 filmes. 
 
Como informou a TV Globo, o ex-governador e outros presos encomendaram os equipamentos usando o nome de uma mulher. 
 
O nome de duas igrejas também foi usado para simular uma doação. 
 
No início de dezembro, Globonews revelou que o termo de doação dos equipamentos era falso e teria sido redigido de dentro da penitenciária.
 
No pedido de transferência, o MP cita que três religiosos assinaram o documento agindo "de boa-fé". 
 
"Foram nitidamente ludibriados pela má-fé e poder de persuasão do preso e político Sérgio Cabral", diz o documento. 
 
De acordo com os investigadores, senhora de 70 anos está entre os religiosos citados. 
 
Com 22 anos de serviços à "capelania prisional", ela foi, segundo investigadores, ludibriada por Cabral. 
 
Ele teria dito que os equipamentos de audiovisual foram comprados com uma "vaquinha" e que precisavam apenas de uma documentação "pro forma". 
 
A denúncia, assinada pelo promotor Cláudio Calo Souza, da 24ª Promotoria Justiça de Investigação Penal, diz que o ex-governador "teria afirmado que os CD's que seriam exibidos eram com conteúdo religioso evangélico, o que acabou por convencer a missionária da regularidade da doação". 
 
A nota fiscal, no entanto, revela que os filmes não são de conteúdo religioso. 
 
O diretor de Benfica ainda teria tranquilizado a religiosa, que o procurou: "Está tudo certo", disse, segundo os promotores. 
 
Para o MP, os religiosos que assinaram o documento de doação foram "ingênuos, negligentes, mas não demonstram que atuaram dolosamente para a prática criminosa". 
 
Ainda segundo o Ministério Público, as investigações demonstram que a Seap não recebeu o termo de doação. 
 
O termo foi confeccionado no interior da unidade prisional, por meio de um computador da própria secretaria. 
 
"O que é ainda mais grave a situação, a mando do preso Sérgio Cabral, tendo este sido o mentor da confecção do termo de doação falso", aponta o texto. 
 
De acordo com a investigação, a direção da prisão, com apoio da Seap, "está fazendo de tudo para obstaculizar a investigação, a apuração da verdade real".

Coação a preso ex-PM.

No documento, também são citados "indícios de cometimento de crime de coação no curso do processo". 
 
De acordo com a investigação, Fábio Ferraz Sodré e Alessandra Rosa, agente da Corregedoria da Seap, coagiram o preso Flávio Mello dos Santos a assumir o crime de falsificação do termo de doação.
 
Os dois, segundo o MP, aproveitaram o fato de ele ser ex-policial militar e causaram "enorme intimidação ao preso que poderia sofrer um atentado contra sua vida no interior da cadeia; poderia perder a condição de preso 'faxina' e a consequente remissão, assim como poderia ser transferido para outra galeria ou celas piores e mais perigosas [onde há quadrilhas de traficantes e milicianos]". 
 
Apesar de coagido, de acordo com os promotores, o preso manteve a sua versão, "corroborado pelas demais testemunhas"

Cabral e Garotinho: '2 pesos, 2 medidas'

O MP também questiona, no texto da denúncia, a diferença de tratamento dispensado aos ex-governadores Cabral e Anthony Garotinho.
 
Segundo os promotores, a Seap, de "forma célere", transferiu o preso para Bangu "em razão de uma suposta agressão ou lesão por terceiros". 
 
Em relação a Cabral, diz a denúncia, "o secretário da Seap não adota qualquer providência administrativa, apesar de constar na sindicância administrativa da Corregedoria da Seap os depoimentos de três religiosos esclarecendo a prática de crime dentro da cadeia". 
 
Para o MP, o fato demonstra, "no mínimo, enorme leniência da Seap, assim como dois pesos e duas medidas, talvez por critérios meramente políticos". 
 
O promotores reforçam que não questionam a transferência de Garotinho, mas o "tratamento diferenciado" entre os dois.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...