Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Assassino de velejador campeão mundial é preso no Pará após 16 anos foragido

Esportista Peter Blake teve a embarcação invadida e foi assassinado por assaltantes em 2001, no Amapá. José Cardoso, condenado a 35 anos pelo crime, foi recapturado nesta quarta.

Por G1 PA, Belém
Condenado pela morte do velejador Peter Blake, José Cardoso foi recapturado após passar 16 anos foragido (Foto: PM/Ascom)

Condenado pela morte do velejador Peter Blake, José Cardoso foi recapturado após passar 16 anos foragido (Foto: PM/Ascom).
 
O assassino do velejador neozelandês Peter Blake, morto em 2001, no Amapá, foi preso nesta quarta-feira (14), em Breves, no arquipélago do Marajó, estado do Pará. 
José Irandir Cardoso foi condenado a 35 anos pelo homicídio e estava foragido desde 2002. 
A morte do esportista, considerado o maior velejador do mundo e bicampeão da America's Cup, teve repercussão internacional. 
 
O assassinato ocorreu no dia 7 de dezembro de 2001, quando a embarcação de Blake, que fazia uma expedição, foi invadida por homens armados no balneário de Fazendinha, distrito da cidade de Macapá, no Amapá. 
O esportista foi alvejado pelos assaltantes e morreu. 
 
Policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) de Breves prenderam José Irandir durante revista de rotina na avenida Rio Branco. 
Ele foi levado para a delegacia onde foi constatado que se tratava de um fugitivo do sistema penitenciário do Amapá, onde cumpria pena de 35 anos pela morte do velejador. 
Ele está recolhido no presídio de Breves à disposição da Justiça do Amapá.
Velejador Peter Blake em frente ao barco Seamaster, durante expedição no Brasil (Foto: Reprodução/TV Liberal)
 
Velejador Peter Blake em frente ao barco Seamaster, durante expedição no Brasil (Foto: Reprodução/TV Liberal).

O crime

Peter Blake estava no Brasil para uma expedição no veleiro Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha "Blake Expeditions", para alertar sobre os problemas ambientais dos rios e oceanos. 
 
Homens armados, que estavam em um pequeno barco motorizado, abordaram a embarcação do esportista neozelandês e anunciaram o assalto. 
Eles recolherem dinheiro e objetos pessoais das nove pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, que estavam no Seamaster. 
A tripulação reagiu. 
 
De acordo com a polícia, Blake - que levava um fuzil no veleiro - teria disparado contra os assaltantes. 
O velejador, de 53 anos, foi morto durante o tiroteio. 
Outros dois tripulantes ficaram feridos, mas sem gravidade.
 
O laudo da perícia apontou que Blake morreu por hemorragia interna provocada por dois tiros nas costas. 
Um deles atravessou o corpo e o outro ficou retido. 
Os ladrões conseguiram fugir de barco.

Considerado o maior velejador do mundo e bicampeão da America's Cup, Blake liderava expedição científica, planejada para durar até 2005, que percorreria diversos pontos do planeta - entre eles, a Amazônia.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...