Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Estados Unidos abrirão em maio sua embaixada em Jerusalém

'Grande dia para o povo de Israel', diz premiê israelense. Status diplomático de Jerusalém é questão polêmica no conflito entre Israel e palestinos


Por G1
Bandeiras de Israel e dos EUA são vistas no telhado de um prédio em um assentamento israelense em Jerusalém Oriental com a mesquita Domo da Rocha ao fundo  (Foto: Ahmad Gharabli/AFP)
Bandeiras de Israel e dos EUA são vistas no telhado de um prédio em um assentamento.  israelense em Jerusalém Oriental com a mesquita Domo da Rocha ao fundo (Foto: Ahmad Gharabli/AFP).
 
Os Estados Unidos abrirão sua embaixada em Jerusalém em maio, anunciou o Departamento de Estado nesta sexta-feira (23), coincidindo com o aniversário de 70 anos de Israel. 
 
"Estamos empolgados em dar esse passo histórico e aguardamos ansiosamente a abertura para maio", disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert. 
 
A embaixada funcionará inicialmente em prédios que hospedam a operação consular dos EUA em Jerusalém e depois mudará para um anexo separado até o final de 2019, diz o comunicado do Departamento de Estado. 
 
O governo americano já começou a procurar um lugar permanente para sua embaixada na cidade, acrescenta a nota. 
 
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu dizendo que a abertura da embaixada americana em Jerusalém será "um grande dia para o povo de Israel".
Estados Unidos anunciam inauguração da embaixada em Jerusalém
Estados Unidos anunciam inauguração da embaixada em Jerusalém.
 
Já os palestinos reagiram com irritação: "Este é um passo inaceitável. 
 
Qualquer movimento unilateral não dará legitimidade a ninguém e será um obstáculo para qualquer esforço para criar a paz na região", disse Nabil Abu Rdainah, porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas, que está nos Estados Unidos até sábado.
 
Em dezembro, Donald Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel e anunciou que seu governo iria transferir a embaixada americana em Tel Aviv para lá. 
 
O anúncio causou polêmica no cenário internacional.
 
No conflito entre Israel e palestinos, o status diplomático de Jerusalém, cidade que abriga locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos, é uma das questões mais polêmicas e ponto crucial nas negociações de paz. 
 
Israel considera Jerusalém sua capital eterna e indivisível. 
 
Mas os palestinos reivindicam parte da cidade (Jerusalém Oriental) como capital de seu futuro Estado. 
 
A decisão dos EUA desencadeou uma onda de protestos e violência na região e foi condenada na Assembleia Geral da ONU
 
Atualmente, a maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv, justamente pela falta de consenso na comunidade internacional sobre o status de Jerusalém.
EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel (Foto: Arte/G1)
EUA reconhecem Jerusalém como capital de Israel (Foto: Arte/G1).

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...