Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 09, 2018

Filho que chamou mãe de 'velha safada' tem pena aumentada por tribunal do DF; MP pede prisão imediata

Caso foi enquadrado em injúria qualificada, violência doméstica e ameaça; pena chega a 5 anos e meio, além de multa. Ocorrências são de 2016; cabe recurso a tribunal superior.


Por G1 DF
Fachada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1) 
  
Fachada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1).
 
A 2ª Turma Criminal de Brasília condenou à prisão, em regime inicial fechado, um homem de 43 anos acusado de injúria qualificada, violência doméstica e ameaça contra a própria mãe. 
 
Segundo a denúncia, ele chamou a mulher de "velha safada" e quebrou objetos dentro de casa, durante uma discussão doméstica. 
 
A decisão foi unânime em segunda instância e, por isso, não há mais possibilidade de recurso no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. 
 
Autor da denúncia, o Ministério Público do DF pediu o cumprimento imediato da pena – o que ainda deve ser analisado pela Justiça. 
 
Somadas, as penas chegam a 5 anos e 9 meses de prisão, além de 53 dias-multa – valor que corresponde a quase dois salários mínimos. 
 
No acórdão, a turma criminal diz entender que "caracteriza-se injúria qualificada a ofensa com palavras que desvalorizam a vítima em decorrência de sua condição de pessoa idosa e afetam sua honra subjetiva". 
 
No sistema eletrônico da corte, consta que um recurso especial foi apresentado no fim de janeiro pelo condenado – o que deve levar o caso à análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
 
Não há prazo para essa nova análise.

Ofensa em pleno aniversário.

As ofensas aconteceram nos dias 9 e 13 de novembro de 2016, segundo a denúncia do MP, e começaram no dia em que a mãe do réu comemorava o aniversário de 70 anos. 
Ao voltar para casa, após a festa, ela teria pedido que o filho abaixasse o volume do aparelho de som. 
 
Embriagado, o filho – com 42 anos, à época – começou a xingá-la de "velha safada" e a quebrar objetos dentro de casa, diz o MP. 
Um neto ainda tentou defender a idosa, mas também sofreu ofensas raciais e ameaças de morte. 
 
A Polícia Militar foi acionada na mesma noite, e o réu, detido entre a quarta-feira (9) e o sábado (12). 
No domingo, com uma ordem de soltura expedida pela Justiça, ele voltou à casa para buscar objetos pessoais. 
Nesse momento, segundo o MP, ele voltou a ofender a própria mãe e a ameaçá-la para que retirasse a queixa na Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...