Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 02, 2018

Barroso diz que Brasil viveu 'pacto oligárquico' para saquear o estado

Ministro do Supremo Tribunal Federal foi um dos principais personagens da Operação Skala ao autorizar prisões de amigos de Temer. Ele participou de evento da ONU em SP.


Por Tahiane Stochero, G1 SP, São Paulo
'Houve pacto oligárquico de saque ao estado', diz Barroso
'Houve pacto oligárquico de saque ao estado', diz Barroso.
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (2) que houve um "pacto oligárquico" entre agentes públicos e privados para saquear os cofres públicos do Brasil.
 
Sem citar pessoas ou casos específicos, Barroso disse entender que "celebrou-se de longa data, e com renovação constante, um pacto oligárquico de saque ao estado brasileiro celebrado entre parte da classe política e parte da classe empresarial e parte da burocracia estatal". 
 
O ministro participou em São Paulo do Fórum Internacional das Nações Unidas sobre a Segurança Humana na América Latina. 
Ele fez palestra de 15 minutos e saiu sem falar com a imprensa.
Barroso faz palestra em evento da ONU em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo )
Barroso faz palestra em evento da ONU em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo ).

"Nós estamos vivendo no Brasil um fenômeno importante na nossa história, que é o combate à corrupção. 
Este não é um fenômeno de um país, talvez um fenômeno mundial, mas agudo na América 
Latina", disse o ministro. 
 
Segundo Barroso, "o Brasil, nos últimos tempos, se deu conta que nós vivenciamos uma corrupção que era sistêmica, era endêmica".
 
"[O Brasil percebeu que a corrupção] não era produto de falhas individuais, era um programa, um modo de conduzir o país com um nível de contágio espantoso que envolvia empresas públicas e privadas, agentes públicos e privados -membros do executivo iniciativa privada. 
Foi espantoso o que realmente aconteceu no Brasil", afirmou o ministro durante o evento.

Operação Skala.

Barroso foi um dos principais personagens da Operação Skala ao autorizar, na última quinta-feira (29), as prisões temporárias requisitadas pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. 
Foram detidos, entre outros, dois amigos próximos do presidente, Michel Temer: José Yunes e João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima. Yunes é ex-assessor especial de Temer.
A operação foi deflagrada dentro do inquérito que investiga se empresas do setor portuário, em especial a Rodrimar, pagaram propina para serem beneficiadas com um decreto presidencial assinado por Temer.  
O presidente nega qualquer irregularidade no decreto.
 
As prisões temporárias, que terminariam nesta segunda-feira, foram revogadas dois dias antes, a pedido da própria PGR.

'Esforço de republicanismo'.

No evento em São Paulo, o ministro disse ver, atualmente, "grande mobilização da sociedade para desmontarmos este modo natural de se fazer política e se fazer negócios no Brasil", o que chamou de "esforço de republicanismo, e para criar cultura de igualdade e instituições inclusivas". 
 
"Nós precisamos fazer um esforço no Brasil para tomá-lo das elites extrativistas e devolvê-lo à sociedade para que as pessoas possam confiar no país e em uma nas outras", defendeu Barroso no evento.

Temer pede 'respeito às liberdades individuais'

O presidente da República, Michel Temer, fez nesta segunda a troca de dois ministros, em meio à repercussão das prisões de amigos na operação Skala, que investiga irregularidades no setor de portos
A ação resultou nas prisões temporárias de dois amigos do presidente – o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo. 
Os dois e outros 8 investigados foram soltos neste sábado (31) por decisão judicial.
 
No evento no Palácio do Planalto em que deu posse aos ministros, o presidente não mencionou as prisões. 
Em discurso, ele ressaltou que as liberdades individuais devem ser respeitadas.
 
"Queremos enfatizar o tema das liberdades individuais, do devido processo legal, da obediência estreitíssima aos termos da Constituição", declarou.
Gilberto Occhi assina termo de posse no Ministério da Saúde ao lado do presidente Michel Temer (Foto:  Alan Santos/ Presidência da República)
 
Gilberto Occhi assina termo de posse no Ministério da Saúde ao lado do presidente Michel Temer (Foto: Alan Santos/ Presidência da República).
 
Ele disse ainda que as instituições e o país estão acima das pessoas. 
"Acima de todos nós, está o país. 
Acima de todos nós, estão as instituições. 
 
Por isso eu preservo as instituições", disse. 
 
"Nós colocamos lá [na Constituição]: o Brasil é um Estado Democrático de Direito. 
A mensagem que se deu, nós, como servos da Constituição: 'Olha, conduza-se pelos termos desta Constituição, não saia dela, porque sair dela é desviar-se dos propósitos democráticos'", completou o presidente.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...