Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 01, 2018

Duas sugestões para a salvação da futura geração brasileira da corrupção e da prática da violência em seus diversos níveis.

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol
Por Valter Desiderio Barreto.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". Provérbios 22: 6.

A violência generalizada, e a corrupção que tem invadido todos os segmentos da sociedade no nosso país, tem um nome.

Ausência de instrução na infância.

Já está mais do que comprovado que todos nós somos "Produtos do meio".

Ou seja, o que seremos no futuro, na nossa fase adulta, será o reflexo de como fomos educados na nossa fase inicial da nossa vida.

Todo tipo de influência que tivemos nos nossos primeiros anos de vida, relacionamentos com pessoas, e ambientes que vivemos.

Se convivemos em ambientes hostis, com pessoas sem o mínimo de princípios de valores morais, e espirituais, com certeza herdaremos algum desvio de conduta por tais influências.

Lógico que toda a regra há uma exceção, mais via de regra, a probabilidade de uma criança que vive em ambientes promíscuos, sem regras de conduta, e respeito mútuo entre adultos, com certeza absoluta, essa criança terá a possibilidade de desenvolver atitudes desagradáveis na sua fase adulta.

Por outro lado, conhecemos pessoas que nasceram e foram educadas em um lar composto por adultos equilibrados moral e espiritualmente falando, e depois de adulto, se revela uma pessoas agressiva, violenta, e de mal comportamento.

Mas com certeza, a probabilidade disso acontecer, é bem menor do que com aquela criança que foi apenas criada em ambientes conturbados.

Não estou aqui falando de um tratado científico, psicológico, e nem sociológico, sobre comportamento humano.

Estou questionando esse assunto, baseado na minha experiência de 65 anos de vida, como pai, avô, bisavô, e educador que fui muitos anos em instituições públicas e privadas.

Na minha opinião, depois que o sistema educacional brasileiro extirpou do currículo escolar as duas disciplinas que eram consideradas a "espinha dorsal" da educação brasileira, que era Moral e Cívica, e OSPB, que eu tive o privilégio de ministrá-las como professor da rede de ensino pública por vários anos, a alunos do antigo 1º e 2º graus, acabou a educação no nosso país.

A anarquia, o desrespeito, e a prática da violência por uma boa parte de estudantes, tomaram conta das instituições de ensino no Brasil inteiro.

As duas disciplinas que despertavam nos estudantes, respeito a pátria, ao seu semelhante, e a Deus, através das matérias ministradas pelos educadores, foram extintas das grades curriculares pelo sistema de ensino tribal e maquiavélico implantado no Brasil, e a partir daí, a educação na sua orígem etimológica, deixou de existir na nossa pátria.

Quando analisamos o versículo bíblico que começo esse texto: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele", já temos uma das respostas sobre  a crise moral vivida por membros de todos o segmentos da sociedade, não só brasileira, como universal. 

A figura do educador hoje, acabou.

Hoje, existe a figura do professor, que não passa de meros "Babás" de adolescentes, jovens, e adultos, desprovidos do mínimo de educação doméstica em seus lares, porque seus pais ou responsáveis, esqueceram que cabem a eles supri-los do ensino doméstico como sua primeira escola de aprendizagem, dando exemplo de comportamento aos mesmos, através de suas ações, atitudes, e comportamento exemplar.    

Diante desse caos social, moral, educacional, e acima de tudo espiritual, que o nosso país está vivendo, eu sugiro aos senhores governantes brasileiros, governadores, prefeitos, e presidente da nossa nação, que instituam imediatamente em todas escolas públicas e privadas, do ensino médio, ao ensino superior, a obrigatoriedade do estudo da Carta Magna do nosso país, que é a Constituição Federal, que nos mostra os nossos direitos e nossos deveres como cidadãos, como também, o estudo da Bíblia Sagrada, considerada a Carta Magna de Deus aos homens nesse mundo, que também nos ensina como devemos nos comportarmos como cidadão do bem, com o objetivo de preservar as nossas crianças, que se tornarão cidadãs no futuro responsáveis pelo destino da nossa nação.
Resultado de imagem para constituição federal 1988
Tenho absoluta certeza, que se essa minha sugestão for colocada em prática, teremos no futuro homens e mulheres não perfeitos, mas pelo menos defensores e praticantes dos verdadeiros princípios de valores morais, sociais, culturais, educacionais, e acima de tudo, espirituais.
Resultado de imagem para Bíblia Sagrada

"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite". SALMOS 1: 1 e 2. 

A mente de quem tem o prazer de meditar na palavra do Senhor de dia e de noite, não tem espaço vago para dar lugar a pensamentos medíocres, profanos, imorais, maldosos, criminosos, e mundanos.

 
"Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes". I CORÍNTIOS 15: 33.

"Diga-me com quem andas e te direi quem és". 

Essa frase foi atribuída a um dos maiores filósofo do passado, Sócrates. 

Os ensinos da Bíblia Sagrada, além de nos instruirmos como nós devemos procedermos diante deste mundo, também nos ensina a seguir o verdadeiro caminho que nos conduz a vida eterna. 


Estudem a Bíblia Sagrada para ser sábio !  

"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência". PROVÉRBIOS 9: 10.              

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...