Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 05, 2018

Imprensa internacional repercute decisão do STF de rejeitar habeas corpus a Lula

Caso foi manchete do argentino 'Clarín' mesmo antes do final da votação. Espanhol 'El País' teve acompanhamento em tempo real e 'NY Times' também destacou decisão dos juízes.


Por G1
Diversos veículos de imprensa de outros países acompanharam a sessão desta quarta-feira (4) do STF que negou o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula e repercutiram o resultado a votação. 
 
O site do jornal argentino “Clarín”, que já dava manchete ao caso antes mesmo do fim da votação, destacou o desenlace "dramático", com o desempate nas mãos da presidente do STF, Cármem Lúcia
 
Ao lado da matéria principal, foi publicado ainda um perfil de Lula e um link com um “passo a passo” para o caso do triplex do ex-presidente brasileiro.
Argentino 'Clarín' destacou desenlace dramático de votação no STF (Foto: Reprodução/Clarín)
 
Argentino 'Clarín' destacou desenlace dramático de votação no STF (Foto: Reprodução/Clarín).
 
O jornal espanhol “El País”, que tem uma versão em português, manteve um tempo real em seu site espanhol, acompanhando a votação, abaixo de uma matéria que explicava o significado da audiência desta quarta-feira.
Espanhol 'El País' acompanhou votação em tempo real (Foto: Reprodução/El País)

Espanhol 'El País' acompanhou votação em tempo real (Foto: Reprodução/El País)
No “NY Times”, uma matéria atualizada ainda ao longo da votação afirmava: “Corte do Brasil avalia petição de Lula para evitar prisão” .
Antes mesmo do fim da votação o 'NY Times' também acompanhava a questão do habeas corpus de Lula (Foto: Reprodução/NY Times)
 
Antes mesmo do fim da votação o 'NY Times' também acompanhava a questão do habeas corpus de Lula (Foto: Reprodução/NY Times).
 
No site em inglês da rede britânica BBC, o título afirmava: "Lula do Brasil deve iniciar período na prisão, determina Suprema Corte", com um pequeno texto informando que o ex-presidente deve ser detido enquanto apela de sua condenação por corrupção.
Site da BBC em inglês diz que Lula deverá ser preso (Foto: Reprodução/BBC)
Site da BBC em inglês diz que Lula deverá ser preso (Foto: Reprodução/BBC).
 
No jornal italiano "Corriere Della Sera", uma matéria foi publicada após o voto de Rosa Weber, contra o habeas corpus, destacando que a decisão da magistrada apontava para um desfecho desfavorável ao ex-presidente.
Italiano 'Corriere Della Sera' publicou matéria após o voto da magistrada Rosa Weber (Foto: Reprodução/Corriere Della Sera)
 
Italiano 'Corriere Della Sera' publicou matéria após o voto da magistrada Rosa Weber (Foto: Reprodução/Corriere Della Sera).
 
O "Le Monde" colocou na manchete a derrota de Lula: “Suprema Corte do Brasil dá sinal verde ao encarceramento do ex-presidente Lula”. 
 
A publicação entrevistou um metalúrgico na porta do sindicato onde o ex-presidente aguardava o resultado no STF. 
 
O rapaz lembrou ao site francês que “antes de falávamos apenas sobre a crise e o FMI. 
 
Lula mudou tudo, crianças pobres podiam ir para a universidade. 
 
Nas aldeias remotas, a água corrente e a luz chegaram”. 
 
O jornal escreveu que o STF se recusou a julgar o “legado econômico e social” de um homem ontem classificado entre os maiores líderes políticos do mundo e repetiu palavras de Dias Toffoli de que o país “não olha para seus pobres ou favelas”.
Manchete de Le Monde sobre julgamento de habeas corpus de Lula (Foto: Reprodução / Le Monde)
 
Manchete de Le Monde sobre julgamento de habeas corpus de Lula (Foto: Reprodução / Le Monde).
 
O “The Washington Post” recordou que apesar da derrota e de acusações contra o ex-presidente, Lula lidera todas as pesquisas para a eleição.
The Washington Post lembra que Lula ainda lidera pesquisas eleitorais no Brasil (Foto: Reprodução / The Washington Post)
 
The Washington Post lembra que Lula ainda lidera pesquisas eleitorais no Brasil (Foto: Reprodução / The Washington Post).
 
O "Le Figaro" escreveu que Lula está nos portões da prisão. 
 
"O político de 72 anos está agora preso nos meandros do maior escândalo de corrupção da história do país", escreveu a publicação francesa.
Le Figaro (Foto: Reprodução / Le Figaro)
 
Le Figaro (Foto: Reprodução / Le Figaro)

Nicolás Maduro

Além da imprensa internacional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prestou solidariedade ao ex-presidentete Lula no Twitter: “Não só no Brasil, o mundo inteiro te abraça @LulapeloBrasil. 
 
Dói na alma esta injustiça. 
 
A direita, diante de sua incapacidade de vencer democraticamente, escolheu o caminho judicial para intimidar as forças populares. 
 
Mais cedo ou mais tarde, a Grande Pátria vencerá”.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...