Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 07, 2018

Lula chega a Curitiba para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro

Ex-presidente foi condenado em segunda instância no caso do triplex.


Por G1 PR
Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba, onde ficará preso  (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba, onde ficará preso (Foto: Ricardo Moraes/Reuters).
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (7) a Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP). 
 
Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
 
 
Lula pousou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 22h01. 
 
De lá, seguiu de helicóptero até a Superintendência da PF na capital paranaense, onde pousou às 20h28. 
 
Por ordem de Moro, o ex-presidente ficará preso em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio da PF, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal.
 
Também foi autorizada a instalação de um TV no local. 
 
Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex
Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex.
 
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Sérgio Moro na início da noite de quinta-feira (5) e, na sequência, Lula seguiu para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). 
 
O ex-presidente se entregou à Polícia Federal quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz para que ele se apresentasse voluntariamente.
 
Lula saiu a pé do sindicato, às 18h42, e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam. 
 
A saída teve de ser feita dessa maneira porque, por volta das 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância. 
 
De carro, Lula foi levado por agentes até a Superintendência da PF em São Paulo, onde realizou exame de corpo de delito. 
 
Na sequência, seguiu de helicóptero para o aeroporto de Congonhas e, de lá, decolou em avião com destino a Curitiba. 
 
O ex-presidente anunciou que se entregaria neste sábado, em um discurso feito em frente à sede do sindicato. 
 
A fala durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. 
 
Lula disse que não iria “correr”, “nem se esconder”. 
 
Ele também criticou as decisões do Judiciário e disse que vai provar sua inocência.

Mandado de prisão

O ex-presidente é acusado de receber o triplex no litoral de SP como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. 
 
O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.
Lula foi condenado por Moro na primeira instância, e a condenação foi confirmada na segunda instância pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 
 
A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5, em votação encerrada na madrugada de quinta. 
 
Na tarde de quinta, o TRF-4 enviou um ofício a Moro, autorizando a prisão, e o juiz expediu o mandado em poucos minutos. 
 
A defesa de Lula questinou a ordem de prisão porque ainda poderia apresentar no TRF-4 os chamados "embargos dos embargos de declaração". 
 
Segundo a defesa, a pena só poderia ser cumprida após o trânsito em julgado do processo - ou seja, após encerradas todas as possibilidades de recurso nos tribunais superiores. 
 
Depois, a defesa ainda tentou evitar a prisão com recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no STF, que também foram rejeitados.
Sala especial em que o ex-presidente Lula ficará preso, na sede da PF em Curitiba (Foto: Infográfico: Rodrigo Cunha/G1) 
 
Sala especial em que o ex-presidente Lula ficará preso, na sede da PF em Curitiba (Foto: Infográfico: Rodrigo Cunha/G1).

LULA É PRESO POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...